CCBA - Centro Cultural do Brasil em Angola

Rua Cerveira Pereira, 19

Baixa de Luanda, Coqueiros,

ao lado do Museu de Antropologia

Luanda

contactoccba@gmail.com

+244 931732214

  • Facebook - Black Circle

Embaixada do Brasil em Luanda

Av. Presidente Houari Boumedienne, 132

Miramar | Luanda

secretariado.luanda@itamaraty.gov.br 

+244 222442010

  • Facebook - Black Circle

Centro Cultural do Brasil em Angola - CCBA

O Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) é uma instituição da Embaixada do Brasil em Luanda, totalmente financiada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Este é o lugar da cultura brasileira em Angola. 

Desenvolvemos, nesse sentido, o ensino sistemático da língua portuguesa falada no Brasil, a difusão da literatura e da cultura brasileiras, a organização de exposições de artes visuais, espetáculos teatrais e participação em feiras de livros, a distribuição de material informativo e turístico sobre o Brasil, a difusão da música erudita e popular brasileira, a divulgação cinematográfica brasileira, a organização de palestras e seminários sobre temas relacionados à civilização e à atualidade brasileira e a promoção de outras formas da cultura do Brasil.

 

Além disto, o CCBA também fomenta a economia criativa local ao promover cursos que visam à formação de pessoas em áreas referentes às práticas artísticas.

O CCBA conta com sala de espetáculos e cinema, bibliotecas infantil e adulta, galeria de arte, salas de aula, reuniões e de oficinas na área cultural.

Desde 2015, o CCBA ocupa prédio histórico no centro de Luanda, resultado de acordo assinado entre Angola e Brasil para a criação de novos centros culturais nos dois países. Este acordo cedeu ao governo angolano uma casa, sob os mesmos termos, em área histórica nobre no Pelourinho, em Salvador, Bahia.

O prédio onde se encontra o Centro Cultural do Brasil em Angola foi construído em 1910 e abrigou até a década de 1970 um dos mais luxuosos hoteis da cidade de Luanda, o antigo Grande Hotel.

Entre 2013 e 2015, este espaço passou por uma completa reformulação para abrigar o Centro Cultural do Brasil em Angola,inaugurado em 7 de setembro de 2015, dia da Independência do Brasil.

CCBA

Rua Cerveira Pereira, 19

Bairro Coqueiros, Baixa de Luanda

+244931 732 214

contactoccba@gmail.com

Horário de Funcionamento

Administração: de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h

Biblioteca: de segundas a sextas-feiras, das 10h às 18h 

Eventos: horários diversos, consultar a Programação