
Centro Cultural do Brasil em Angola - CCBA
O Centro Cultural do Brasil em Angola (CCBA) é uma instituição da Embaixada do Brasil em Luanda, totalmente financiada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Este é o lugar da cultura brasileira em Angola.
Desenvolvemos, nesse sentido, o ensino sistemático da língua portuguesa falada no Brasil, a difusão da literatura e da cultura brasileiras, a organização de exposições de artes visuais, espetáculos teatrais e participação em feiras de livros, a distribuição de material informativo e turístico sobre o Brasil, a difusão da música erudita e popular brasileira, a divulgação cinematográfica brasileira, a organização de palestras e seminários sobre temas relacionados à civilização e à atualidade brasileira e a promoção de outras formas da cultura do Brasil.
Além disto, o CCBA também fomenta a economia criativa local ao promover cursos que visam à formação de pessoas em áreas referentes às práticas artísticas.
O CCBA conta com sala de espetáculos e cinema, bibliotecas infantil e adulta, galeria de arte, salas de aula, reuniões e de oficinas na área cultural.
Desde 2015, o CCBA ocupa prédio histórico no centro de Luanda, resultado de acordo assinado entre Angola e Brasil para a criação de novos centros culturais nos dois países. Este acordo cedeu ao governo angolano uma casa, sob os mesmos termos, em área histórica nobre no Pelourinho, em Salvador, Bahia.
O prédio onde se encontra o Centro Cultural do Brasil em Angola foi construído em 1910 e abrigou até a década de 1970 um dos mais luxuosos hoteis da cidade de Luanda, o antigo Grande Hotel.
Entre 2013 e 2015, este espaço passou por uma completa reformulação para abrigar o Centro Cultural do Brasil em Angola,inaugurado em 7 de setembro de 2015, dia da Independência do Brasil.
CCBA
Rua Cerveira Pereira, 19
Bairro Coqueiros, Baixa de Luanda
+244931 732 214
Horário de Funcionamento
Administração: de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h
Biblioteca: de segundas a sextas-feiras, das 10h às 18h
Eventos: horários diversos, consultar a Programação