O projeto da exposição VIAGEM FILOSÓFICA surgiu em 2019, criado para comemorar os 5 anos do CCBA na Baixa de Luanda. Devido ao momento de saúde pública, foi adiado no modo presencial, mas chega virtualizado, numa experiência nova.

 

Originalmente concebido pela então diretora do CCBA, sra. Nídia Klein, e pelo artista plástico Klaus Novais, o projeto foi retomado agora, na gestão da nova diretora do CCBA, sra. Marisa Cristino, com o apoio do Chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil, sr. Sérgio de Toledo, e do sr. Embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, a exposição chega a público hospedada nesta página, mantendo-se os aspectos originais de concepção.

Viagem Filosófica nasce como um passeio virtual pelas salas do Centro Cultural do Brasil em Angola, inspirada numa caravela, sendo todas criações constantes do projeto original de exposição presencial, adaptadas ao novo formato de exposição virtual.

Independente do formato, apresenta concepção elaborada de cenografia, suportes, mídias e curadoria para a distribuição das 300 obras nas salas "virtuais", uma verdadeira aventura, digna de Alexandre Rodrigues Ferreira.

 

    Klaus Novaisescritor e "riscador"

Sobre a exposição  virtual:

 

As obras da Viagem Filosófica foram fotografadas de dois dos três volumes publicados pela Biblioteca Nacional em 1971, material do acervo do CCBA, tratadas digitalmente para recuperação de matizes. O projeto cenográfico original de ambientação da exposição também foi realizado a partir de fotografias dos espaços. 

Diferentemente da virtualização praticada em ambientes reais de exposição, em que obras dependuradas nas paredes são captadas pela câmera que passeia pelo ambiente captando imagens para lançar na internet, esta é uma exposição que existe somente a partir de tratamentos gráficos de imagens, segundo projeto original de cenografia, curadoria, suportes, mídias, publicada em formato website.

 

Nem por isso é menos dedicado o esforço de trazer ao público esta exposição, tendo envolvido, além do projeto, revisto e ampliado, ampla pesquisa sobre o tema, obras, autores, além de mídias incorporadas ao trajeto da exposição, de modo a criar uma "visão" de como seria a exposição no modo presencial, ao mesmo tempo em que apresenta o conteúdo nas salas virtualizadas do CCBA.

De toda forma, não está excluída a possibilidade de que seja exposta no modo presencial em momento adequado, servindo também esta exposição virtual para captação de recursos para que seja produzida no modo real com excelência. Esta exposição virtual não utilizou recursos financeiros para sua realização, sendo um projeto sem fins lucrativos de difusão cultural de material de domínio público.

 

Para isso, contamos com parceiros, apoios culturais, conteúdos livres, créditos nas peças expostas e boa vontade de apresentar um rico conteúdo pictórico de 300 obras históricas, gratuitamente, em momento de isolamento social. A Viagem Filosófica traz em si reflexões entre o antigo e o novo, e aprendemos muito neste processo de expor sem sair de casa. Proteger para viajar no futuro, é agora.                   

credito-02_edited.jpg
credito-03_edited.jpg
credito-00_edited.jpg
credito-01_edited.jpg
 
ICONOGRAFIA - VOLUME 1                                                  ICONOGRAFIA - VOLUME 2
iconografia-1.jpg
iconografia-2.jpg
iconografia-3.jpg
iconografia-4.jpg
CRÉDITOS         
BIBLIOGRAFIA
FONTES DE PESQUISA:
EBC
Funai
ICM-BIO
TV Senado
WWF-Brasil
Museu do Índio
Biblioteca Nacional
Brasiliana Iconográfica
Universidade de Coimbra
 

LINKS DA VIAGEM 

iconografia - vol. 2 - 3